sábado, 28 de fevereiro de 2009

O Nó de Afeto


"O NÓ DE AFETO"

EM UMA REUNIÃO DE PAIS NUMA ESCOLA DA PERIFERIA, A DIRETORA RESSALTAVA O APOIO QUE PAIS DEVEM DAR AOS FILHOS. PEDIA-LHES, TAMBÉM, QUE SE FIZESSEM PRESENTES O MÁXIMO DE TEMPO POSSÍVEL.
ELA ENTENDIA QUE EMBORA A MAIORIA DOS PAIS E MÃES DAQUELA COMUNIDADE TRABALHASSEM FORA, DEVERIAM ACHAR UM TEMPINHO PARA SE DEDICAR E ENTENDER AS CRIANÇAS.
A DIRETORA FICOU MUITO SURPRESA QUANDO UM PAI SE LEVANTOU, E EXPLICOU COM JEITO HUMILDE QUE NÃO TINHA TEMPO DE FALAR COM O FILHO, NEM DE VÊ-LO DURANTE A SEMANA, POIS, QUANDO SAÍA PARA TRABALHAR, AINDA ERA MUITO CEDO E O FILHO AINDA ESTAVA DORMINDO. DISSE, TAMBÉM, QUE VOLTAVA DO SERVIÇO JÁ MUITO TARDE E ENCONTRAVA SEU FILHO DORMINDO. EXPLICOU QUE TINHA DE TRABALHAR ASSIM PARA PROVER O SUSTENTO DA FAMÍLIA, MAS, TAMBÉM CONTOU, QUE ISSO O DEIXAVA ANGUSTIADO POR NÃO TER TEMPO PARA O FILHO, E QUE TENTAVA SE REDIMIR INDO BEIJÁ-LO TODAS AS NOITES QUANDO CHEGAVA EM CASA. PARA QUE O MENINO SENTISSE-LHE A PRESENÇA, ALÉM DE BEIJÁ-LO, DAVA UM NÓ NA PONTA DO LENÇOL QUE O COBRIA. QUANDO ACORDAVA, SEU FILHO, VENDO O NÓ, NÃO TINHA DÚVIDAS: MAIS UMA VEZ SEU PAI ESTIVERA ALI E O BEIJARA...
O NÓ ERA O MEIO DE COMUNICAÇÃO ENTRE ELES.

A DIRETORA EMOCIONOU-SE COM AQUELA SINGELA HISTÓRIA E FICOU SURPRESA QUANDO CONSTATOU QUE O FILHO DAQUELE PAI ERA UM DOS MELHORES ALUNOS DA ESCOLA.


ESSE FATO, VERDADEIRO, NOS FAZ REFLETIR SOBRE AS MUITAS MANEIRAS DAS PESSOAS SE FAZEREM PRESENTES E DE SE COMUNICAREM COM OS OUTROS. AQUELE PAI ENCONTROU A SUA. SIMPLES, MAS EFICIENTE.
SEU FILHO PERCEBIA, ATRAVÉS DO NÓ DO AFETIVO, O QUE O PAI LHE ESTAVA DIZENDO.
TAMBÉM NÓS, POR VEZES NOS IMPORTAMOS TANTO COM A FORMA DE DIZER AS COISAS E ESQUECEMOS O PRINCIPAL QUE É COMUNICAÇÃO ATRAVÉS DO SENTIMENTO.
SIMPLES GESTOS COMO UM BEIJO E UM NÓ NA PONTA DO LENÇOL, VALIAM PARA AQUELE FILHO MUITO MAIS DO QUE PRESENTES OU DESCULPAS VAZIAS.
É IMPORTANTE QUE NOS PREOCUPEMOS COM AS PESSOAS. MAS É NECESSÁRIO QUE ELAS SAIBAM E QUE ELAS SINTAM ISSO.
PARA QUE HAJA COMUNICAÇÃO É PRECISO QUE AS PESSOAS "OUÇAM" A LINGUAGEM DO NOSSO CORAÇÃO, POIS, EM MATÉRIA DE AFETO, OS SENTIMENTOS SEMPRE FALAM MAIS ALTO QUE AS PALAVRAS.
É POR ESSA RAZÃO QUE UM BEIJO, REVESTIDO DO MAIS PURO AFETO, CURA DOR DE CABEÇA, ARRANHÃO NO JOELHO, MEDO DE ESCURO...


AS PESSOAS PODEM NÃO ENTENDER O SIGNIFICADO DE MUITAS PALAVRAS, MAS SABEM REGISTRAR UM GESTO DE AMOR.

MESMO QUE ESSE GESTO SEJA APENAS UM NÓ. UM NÓ CHEIO DE AFETO E CARINHO.


E VOCÊ... JÁ DEU ALGUM NÓ AFETIVO HOJE?

Nenhum comentário:

Postar um comentário